FIM DA ESCALA 6X1
Por uma jornada de trabalho mais digna para todos
Em setembro de 2023, Rick Azevedo viralizou no TikTok ao denunciar as dificuldades da escala 6x1, onde trabalhadores têm apenas um dia de descanso a cada seis de trabalho.
Defendendo um modelo de jornada mais equilibrado, que valorize o tempo com a família, o bem-estar e a saúde mental, Rick criou o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e conquistou 29.364 votos nas últimas eleições para vereador no Rio de Janeiro. Com o apoio da deputada federal Erika Hilton, essa bandeira passou a bombar nas redes e está ganhando tração no Congresso.
Entenda agora como promover essa causa, de quais armadilhas você deve fugir e como responder argumentos contrários.
Vem com a gente.
ASSINE NOSSA NEWS
✦
FAÇA PARTE DA VANGUARDA DA COMUNICAÇÃO PROGRESSISTA
✦
NO BRASIL E NO MUNDO
✦
ASSINE NOSSA NEWS ✦ FAÇA PARTE DA VANGUARDA DA COMUNICAÇÃO PROGRESSISTA ✦ NO BRASIL E NO MUNDO ✦
ASSINE A NEWS
A narrativa deles é:
Vai complicar pro empresário
O brasileiro não gosta de trabalhar
Vai prejudicar a economia
A esquerda é populista
A nossa precisa ser:
A escala 6x1 é indigna e obrigar o trabalhador a isso é desumano
É hipócrita quem trabalha 3x4 querer obrigar outros a trabalharem 6x1
Ter o devido descanso aumenta produtividade no trabalho
ACIMA DE TUDO, destacar o sonho de mais tempo para ficar com a família e com as pessoas que amamos
Dicas para nós :
1. Esqueça o fascismo, a democracia e até mesmo a esquerda e a direita.
⋆
2. Essa pauta representa um desejo coletivo muito concreto capaz de empolgar uma galera que não gosta muito de política.
⋆
3. Nossa missão é projetar o sonho de uma vida melhor, mais digna, com mais descanso, mais tempo para estarmos com as pessoas que a gente ama.
⋆
4. Não ache que todo mundo entende o termo “escala 6x1”. É preciso explicar e dá para fazer isso de um jeito simples e direto em uma só frase.
⋆
5. Não entre nos aspectos técnicos do debate, isso é uma armadilha (isso se resolve no plenário e não nas redes sociais).
⋆
6. Cuidado com o excesso de lazer, públicos menos progressistas têm uma relação conflituosa com tudo que é recreativo e prazeroso.
⋆
Como responder aos principais argumentos dos conservadores:
"Essa é a PEC do Desemprego! A economia vai quebrar se acabarem com a escala 6x1.”
👇
Medos semelhantes foram expressos sobre outras conquistas trabalhistas, como salário mínimo, 13º salário, férias remuneradas e, se formos um pouquinho além, até mesmo o fim da escravidão. Mesmo assim, a classe trabalhadora venceu e a economia se adaptou. Assegurar direitos não leva ao colapso econômico, mas sim a uma sociedade mais justa e humana.
"Não apoio a PEC porque não concordo 100% com o texto. A proposta de escala 4x3 é inaceitável."
👇
A PEC ainda passará pelo congresso e pode ser aprimorada durante o processo legislativo. Se há discordâncias, o caminho é participar ativamente das discussões para que o texto seja melhorado, e não rejeitá-lo de imediato. A proposta é apenas um ponto de partida para debater a redução da jornada de trabalho.
"O fim da escala 6x1 vai diminuir a produtividade das empresas."
👇
Produtividade não se mede apenas em horas trabalhadas, mas em qualidade e eficiência. Diversos estudos mostram que jornadas de trabalho mais equilibradas aumentam o bem-estar e o comprometimento dos trabalhadores, e empresas que adotaram modelos mais sustentáveis viram sua produtividade aumentar. Ao garantir descanso adequado, os trabalhadores tendem a ser mais eficientes e engajados. Investir no bem-estar é investir na produtividade.
“Os pequenos empresários vão falir!”
👇
Pesquisas indicam que os principais desafios dos pequenos negócios não estão relacionados às folgas dos funcionários, mas sim à burocracia e à dificuldade de acesso ao crédito. Alterar a escala de trabalho pode até ser vantajoso, ajudando a reduzir demissões e os custos associados a problemas de saúde.
“E o comércio vai funcionar só 5 dias por semana?”
👇
Não é preciso reduzir o horário de funcionamento dos serviços! A operação pode ser mantida com o revezamento de folgas e uma organização adequada das escalas, como já acontece em diversos setores e negócios que operam diariamente. Dessa forma, o negócio segue ativo e os trabalhadores conseguem ter o descanso adequado.
“Se eu trabalhar menos horas, o patrão vai diminuir o meu salário!”
👇
Não é verdade! A proposta estabelece justamente que a diminuição da carga horária não afete o salário dos trabalhadores, que continuarão recebendo o mesmo valor. Diversas empresas já aplicam esse formato, sem que os funcionários recebam menos por isso.
“O brasileiro é o povo que menos gosta de trabalhar!”
👇
Na verdade, o Brasil está entre os países com as maiores jornadas de trabalho do mundo. Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), entre os países do G20 ficamos atrás apenas da Índia, China, México, África do Sul, Indonésia e Rússia.
"Essa proposta é uma jogada eleitoreira."
👇
A luta por melhores condições de trabalho não deveria ser coisa de esquerda ou de direita, mas uma necessidade real e urgente para todos os brasileiros. Históricas conquistas trabalhistas foram acusadas de serem manobras políticas, mas hoje reconhecemos seu valor. O foco deve estar nos benefícios para os trabalhadores, e não em especulações eleitoreiras.
"O deputado que eu apoio é contra essa proposta” 👇
Deputados que trabalham três dias por semana estão decidindo se você deve trabalhar seis dias. Percebe a incoerência? Se eles realmente valorizam a família como dizem, deveriam promover políticas que permitam que todos desfrutem de mais tempo para cuidar das suas.
O que é a Escala 6x1?
A Escala 6x1 é um regime de jornada de trabalho onde o trabalhador tem direito a apenas um dia de descanso a cada 6 dias de trabalho. Muito comum em empresas como supermercados, farmácias, shoppings e serviços de atendimento ao público, esse formato é amplamente criticado por trabalhadores, que defendem que um dia não é suficiente nem para descansar, quanto mais para cuidar da casa, passar tempo com a família, ir ao médico, estudar, ter momentos de lazer e descansar.
Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a carga horária máxima semanal permitida é de 44 horas. Normalmente, isso significa que o trabalhador pode fazer jornadas de até 8 horas diárias durante cinco dias e uma jornada de 4 horas no sexto dia. No entanto, a CLT não especifica exatamente como esse descanso deve ser distribuído. No dia a dia, essa configuração significa que, em muitas semanas, o funcionário precisa abrir mão de pelo menos um dia de descanso no fim de semana — e, em alguns casos, até dos dois.
O que diz a proposta?
O Movimento VAT ajudou a formular a proposta de emenda constitucional (PEC) da deputada Erika Hilton, criada há seis meses. Desde então, a parlamentar tenta coletar as 171 assinaturas exigidas para que a PEC seja protocolada e, finalmente, apresentada na Câmara dos Deputados, para ser levada à discussão.
A proposta defende que uma jornada mais equilibrada ajudaria não só a preservar a saúde mental e física dos trabalhadores, mas também poderia resultar em um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador.
O documento dá nova redação ao inciso XIII, do artigo 7º da Constituição Federal, para dispor sobre a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil:
No segundo artigo do documento, a parlamentar propõe que a emenda constitucional entre em vigor 360 dias após a data da sua publicação.
Apoiadores argumentam que a proposta reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares.
Não dá pra imaginar o que seria dessa pauta sem os conteúdos fantásticos e o posicionamento de influenciadores, políticos e tantas outras pessoas que se mobilizaram nas redes sociais a favor da proposta. Essa mobilização online foi crucial para transformar o Fim da Escala 6x1 em um dos assuntos mais comentados do momento, com uma petição que já alcança quase 3 milhões de assinaturas.
Reunimos aqui os posts que mais deram o que falar nas redes, ajudando a proposta a furar a bolha e ser alavancada para o debate nacional.
FIM DA ESCALA 6x1 pic.twitter.com/iiEjg5nUN1
— cadu (@caidux) November 12, 2024
@eupresley O fim da escala 6x1 vai gerar desemprego em massa? Vai quebrar a economia?
♬ som original - Presley Vasconcellos
ATENÇÃO: Senador Cleitinho, evangélico e de direita, fez a melhor fala sobre a Escala 6x1 até agora no plenário.
— Rodrigo Luis Veloso (@rodrigoluisvelo) November 13, 2024
"Meu pai não assistia jogos de futebol porque chegava em casa só para dormir" pic.twitter.com/q8jrcheOVp
Escala 6x1 pic.twitter.com/0uPSQJ28wN
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) November 12, 2024