CRISE CLIMÁTICA
Argumentos e emoções para os brasileiros se importarem com essa causa
Clima já não é apenas papo de cientista ou conversa de elevador
A crise climática, antes vista como distante, agora é uma realidade próxima. No entanto, como tornar essa ameaça uma prioridade nas preocupações públicas e motivar os brasileiros a agir cotidiana e politicamente?
Com os desastres ambientais que aconteceram em 2023, com o início da COP28 e com a ameaça crescente de exploração de petróleo na Amazônia, para esse episódio de Como Falar Sobre o nosso assunto é Crise Climática. Dialogamos com jovens, conservadores e progressistas, afinal são eles que mais provavelmente enfrentarão as consequências dessa catástrofe em suas vidas e são eles os mais propensos a gerar as mudanças necessárias.
OPORTUNIDADES
TRETAS
CURIOSIDADES
Metodologia
Foram realizados 04 grupos de discussão on-line com pessoas interessadas nas temáticas de Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, moradoras de Belo Horizonte e Salvador. No total, a pesquisa contou com 02 grupos com mulheres e 02 grupos com homens, todos com idade entre 16 e 24 anos, com ensino médio completo e das classes CD, totalizando 28 pessoas ouvidas nos dias 15 e 16 de Novembro de 2023.
Os grupos foram organizados a partir da autodeclaração sobre orientação política, divididos da seguinte forma:
02 grupos de progressistas - 01 grupo de mulheres e 01 grupo de homens que se autodeclaram de esquerda, votaram em Fernando Haddad no segundo turno das eleições de 2018 e em Lula, no segundo turno em 2022.
02 grupos de conservadores - 01 grupo mulheres e 01 grupo de homens que se autodeclaram de direita, e votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018 e 2022.